Arquivos Política — Página 95 de 261 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Política — Página 95 de 261 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quarta, 24 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

‘Falando merda’, diz Bruno Reis após ser chamado de ‘geleia’ por filho de Bolsonaro

11 março 2022 | 22:26

Eduardo Bolsonaro provocou Bruno Reis por ainda não ter flexibilizado o uso de máscaras em Salvador. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O deputado federal e filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), chamou de “prefeito geleia” o chefe do Executivo soteropolitano, Bruno Reis (União Brasil). Bruno reagiu com irritação nesta sexta-feira (11).

Ao publicar em suas redes sociais uma montagem com prints de notícias sobre lugares que já flexibilizaram o uso de máscaras, Eduardo Bolsonaro criticou a capital baiana, que mantém a obrigatoriedade do equipamento de proteção.

“As máscaras já não mais obrigatórias em boa parte do Brasil. Mas alguns prefeitos insistem em não revogar o uso delas transferindo a culpa de sua inércia para outros. São ou não são prefeitos de geléia?”, provocou o parlamentar.

Em conversa com jornalistas durante a assinatura de contratos do programa Pé na Escola, Bruno Reis respondeu que o filho do presidente “devia se preocupar em garantir o pagamento dos leitos das UTIs [Unidade de Terapia Intensiva] do mês de março, que a prefeitura está tendo que assumir sozinha essa conta. Estou no limite de ter um colapso na UTI pediátrica. Com certeza se fosse um filho ou filha dele que estivesse na UTI, ele não estaria falando essas merdas que ele está falando”, rebateu.

Bruno também pontuou que, durante a pandemia do novo coronavírus, “ficou evidente” a diferença de posicionamento entre a sua gestão e a de Jair Bolsonaro. “Eu prefiro ficar ao lado das famílias de mais de 600 mil pessoas que morreram durante a pandemia, que estão sofrendo, que perderam seus entes queridos e que lamentam a existência da pandemia. Não me arrependo de nada que eu fiz até aqui e do que estou fazendo”, declarou.

ACM Neto deve anunciar chapa majoritária no dia 7 de abril

8 março 2022 | 9:49

Data foi ventilada pelo pedetista Leo Prates, em conversa com o bahia.ba; atual secretário da Saúde não definiu a que cargo vai concorrer. Foto: Gilberto Júnior/assessoria

por Adriano Villela / Mattheus Miranda

A chapa majoritária do pré-candidato a governador pelo União Brasil, ACM Neto, deve ser anunciada no dia 7 de abril, em evento no Centro de Convenções. O ex-prefeito de Salvador tem dito que só define os concorrentes a vice e ao Senado após o fechamento da janela partidária, em 1º de abril. A data do lançamento ainda não foi oficializada pelo grupo político, mas surgiu em trecho de entrevista com o secretário da Saúde da capital, Leo Prates (PDT), nesta terça-feira (08). O pedetista vai se desligar do cargo para concorrer as eleições deste ano.

“O ex-prefeito ACM Neto e o prefeito Bruno Reis decidiram que eu deveria voltar ao tabuleiro, ao jogo político, mas estamos debatendo internamente a que cargo. No dia 7 de abril, no Centro de Convenções eu anuncio a minha decisão”, afirmou Prates. O ainda secretário, portanto, pode ser um dos nomes preparados por ACM Neto.

Prates relatou que tem conversa com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, nesta quarta-feira (9) e também dialoga com o presidente estadual da legenda, o deputado federal Félix Mendonça Júnior, e correligionários do interior. Até então, nos bastidores, o nome do PDT cotado para compor a chapa é o do presidente estadual.

Mudança de rumo: Rui fica no governo e Otto vai buscar reeleição ao Senado

7 março 2022 | 9:06

Foto: Reprodução / PT.org

Mais uma mudança de rumo na chapa governista. Em entrevista para a rádio Metrópole na manhã desta segunda-feira (07), o senador Jaques Wagner (PT) revelou que Rui Costa vai seguir na governo do estado e que Otto Alencar (PSD) vai buscar a reeleição ao Senado.

“No sábado tivemos a última conversa. Ele [Otto] não demonstrava tesão para fazer a campanha”, disse Wagner. Com a mudança o PT deve ficar a cabeça de chapa e são três nomes que disputam a vaga: a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho, o secretário de Relações Institucionais Luiz Caetano e o secretário de Educação Jerônimo Rodrigues.

“Eu escolhi o nome de Rui contra até o Lula. E aí Lula quando escolheu a sucessão escolheu Dilma que ninguém achava que era o melhor nome. Temos três bons nomes, dois deles muito testados eleitoralmente, Caetano já ganhou três ou quatro em Camaçari, Moema quatro em Lauro de Freitas e Jerônimo é um cabra de Feira que tem sucesso absoluto em tudo que pega para fazer”, justificou Wagner.

“Qualquer nome que colocar apoiado por Lula, sai de 30%. Não estou falando de chutar, é de pesquisa. Pode colocar Caetano, Moema, qualquer um. Toda campanha é uma construção, nós vamos ganhar a eleição, com absoluta certeza. Eu conheço um pouco disso, respeito o adversário, mas não vejo grupo político ali, ele vive muito em nome do avô”, completou Wagner.

ACM Neto vai aguardar definição do ‘outro time’ para lançar aliados a vice e senado

5 março 2022 | 14:17

Foto: Reprodução / Twitter

Pré-candidato e já em campanha pelo interior baiano, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) pretende esperar a definição dos adversários antes de divulgar a chapa dele. Em evento que marcou a adesão oficial do Cidadania à pré-candidatura do ex-gestor, Neto disse que não vai subestimar o “outro time”.

“Não há hipótese de lançar minha chapa antes de vê efetivamente, o que eles vão fazer lá. Porque não cabe a mim, indiretamente, ajudar ou facilitar uma decisão do lado de lá. isso é uma coisa lógica na política. Não tem porque não dizer”, declarou em evento do Cidadania Bahia neste sábado (05), no Hotel Fiesta, em Salvador.

O ex-prefeito também comentou que não espera adversário fraco. “Na minha compreensão, qualquer que seja o nome escolhido, será uma eleição muito dura, disputada, uma eleição que vou enfrentar um grupo que está há 16 anos no poder, que tem uma máquina consigo”, avaliou.

Neto ainda disse que se concentra atualmente em preparar as coligações proporcionais, no caso deputados estaduais e federais aliados.

Cidadania Bahia sela apoio à pré-candidatura de ACM Neto ao governo do Estado

4 março 2022 | 17:06

Foto: Divulgação

O diretório estadual do Cidadania Bahia vai apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) para o governo do Estado nas eleições em outubro, durante o congresso estadual que será realizado neste sábado (5), no Hotel Fiesta, das 9 às 12h.

Para o presidente estadual da sigla, vereador Joceval Rodrigues (Cidadania), Neto mostrou, com excelência, capacidade administrativa durante sua gestão na capital baiana, que registrou avanços consideráveis.

Joceval destaca que a decisão de marchar junto com ACM Neto é a defesa de uma renovação política para a Bahia com a melhoria de índices, como o da segurança, saúde e, principalmente, assistência social pós pandemia.

“O projeto político de Neto entra em confronto à velha política. Quem for para as urnas terá de enfrentar alguém que defende o novo. Nada contra a gestão atual, mas confio no talento de Neto, que mostrou, com excelência, avanços consideráveis para a capital baiana com quase 3 milhões de habitantes, tenho certeza que haverá sucesso com diálogo e ações efetivas, principalmente para garantir que a população baiana tenha acesso a um projeto de assistência social pós pandemia”, explica.

O presidente estadual lembra ainda que Neto foi eleito três vezes consecutivas para ocupar uma cadeira na Câmara Federal para representar o estado baiano e que já “conhece a realidade há muito tempo, fez por Salvador e agora vai fazer pelo nosso estado”.

“Foram oito anos trabalhando pela capital, a maior parte desse tempo lidando com esferas estadual e nacional de siglas diferentes, mas sempre mantendo a diplomacia para governar pela cidade, e assim será pela Bahia, sem dar espaço ou margem para rusgas por diferença de ideologia, é trabalho que o baiano quer ver daqui para frente”, dispara Joceval.

O parlamentar finaliza sobre a necessidade de descentralizar a máquina pública do Estado, no sentido de levar a instituição e o orçamento para toda a Bahia, especialmente nos extremos, como as regiões do Sul e Oeste. “Várias localidade da nossa Bahia sofrem com a distância da capital e perdem o espaço em políticas públicas. Um governo descentralizado e organização para mirar cidades mais distantes vão amenizar o sofrimento. Nós já analisamos que ACM Neto abraça isso e nós, do Cidadania, queremos marchar juntos na direção desse propósito”.

Tags:

Janela partidária abre nesta quinta-feira (03)

3 março 2022 | 7:03

Janela se encerra no dia 1º de abril. Foto: Divulgação / Agência Câmara

Está aberta a partir desta quinta-feira (03) a temporada de troca-troca de partidos entre os deputados federais. É a chamada “janela partidária”, que se abre por 30 dias em cada ciclo eleitoral e permite a mudança de legenda sem que isso implique infidelidade partidária e consequente perda de mandato.

O prazo de um mês está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997, Artigo 93-A). Segundo a legislação, a janela se abre todo ano eleitoral, sempre seis meses antes do pleito. Neste ano, o período de troca partidária fica aberto de 3 de março a 1º de abril.

A janela foi regulamentada e inserida no calendário eleitoral na reforma de 2015. Sua criação permite a reacomodação das forças partidárias antes do teste nas urnas, de acordo com as conveniências políticas do momento. As movimentações servem como termômetro das candidaturas, orientando qual a leitura que cada parlamentar faz do panorama eleitoral e das pesquisas de intenção de voto.

Leia mais »

Tags:

Joaquim Barbosa cogita se candidatar à Presidência, diz coluna

1 março 2022 | 7:47

Ex-ministro do STF avalia que no meio do ano haverá espaço para um novo nome crescer nas pesquisas. Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Em conversa com amigos, segundo informações da coluna de Guilherme Amado, no portal Metrópoles, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa tem dito que ainda cogita se candidatar à Presidência da República.

Segundo a publicação, Barbosa já havia deixado no ar a possibilidade em uma entrevista concedida a Daniela Pinheiro há algumas semanas, mas recentemente tem expressado a vontade de concorrer ao Planalto de forma mais objetiva.

O ex-ministro estaria avaliando que no meio deste ano haverá espaço para que um novo nome possa crescer nas pesquisas. Para que ele seja essa figura, entretanto, precisa entrar em um partido até o dia 2 de abril, que é o prazo para filiação de quem planeja disputar cargo nas eleições deste outubro.

Tags:

Diferença entre Lula e Bolsonaro é de 17%, aponta pesquisa Ipespe

25 fevereiro 2022 | 17:40

Foto: Reprodução / UOL

A pesquisa Ipespe, contratada pela XP Investimentos e divulgada nesta sexta-feira (25), mostra uma estabilidade em comparação aos números vistos no levantamento anterior. Desta vez, o ex-presidente Lula (PT) aparece com 43% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, surge com 26%.

O candidato do Podemos, Sergio Moro, tem 8% das intenções, e Ciro Gomes (PDT) figura no quarto lugar da preferência do eleitorado, com 7%. João Doria (PSDB), com 3%, está tecnicamente empatado com todos os outros, devido a margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os 43% de Lula são os mesmos registrados na estimulada da pesquisa Ipespe divulgada em 11 de fevereiro. Bolsonaro subiu um ponto percentual para cima, mas se manteve dentro da margem de erro. 

O rol de candidatos, entretanto, mudou. Agora o nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), substitui o do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). Em conversas recentes, o gaúcho admitiu manter um diálogo com com a legenda a fim de entrar na corrida eleitoral e o chefe do Legislativo disse que pretende tentar a reeleição.

Moro e Doria também se mantiveram com o mesmo percentual, 8% e 3%, respectivamente. Já o pedetista Ciro Gomes oscilou um ponto para baixo. Doria, como já dito, tem 3% e empata com Simone Tebet (MDB), Eduardo Leite (atualmente no PSDB), o deputado federal André Janones (Avante) e Luiz Felipe D´Ávila (Novo), que têm 1% cada.

Conforme indicou a pesquisa, o senador Alessandro Vieira (Cidadania) foi citado por entrevistados, mas não chegou a 1%. Brancos e nulos somam 7%, e não sabem, 2%.

Leia mais »

Brumado: Fabrício Abrantes apresenta deputados que irá apoiar nas eleições de 2022 ao lado de ACM Neto

25 fevereiro 2022 | 14:55

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Fabrício Abrantes e seu grupo político, apresentaram nesta quinta-feira (24), os dois deputados que irá apoiar nessas eleições de 2022. Abrantes vem construindo o seu legado político, trabalhando nos bastidores e pavimentando sua caminhada aumentando assim a sua popularidade.

O deputado federal José Rocha e o ex-deputado estadual, Luciano Ribeiro, serão seus candidatos para esse pleito de 2022. Fabrício disse que irá trabalhar para que sejam eleitos e tenha uma votação expressiva na cidade. Apresentação ocorreu em um restaurante na Vila Catiboaba, com a presença da imprensa e políticos de Brumado.

Na abertura do evento, Fabrício fez questão de agradecer à todos o apoio recebido na última eleição municipal, afirmando que irá cobrar de seus candidatos caso eleitos, por melhorias e desenvolvimento para o município. “Temos inúmeras demandas em nossa cidade, e mesmo sem mandato, continuo trabalhando para que nossos munícipes tenham uma vida digna, onde morar e criar suas famílias,” reafirmou.

Otto será candidato ao governo e Rui ao Senado; Wagner coordena campanha de Lula

24 fevereiro 2022 | 17:22

Foto: Divulgação

por Fernando Duarte

“Habemus candidatus”. A fumaça branca foi lançada no Palácio de Ondina e o grupo político que comanda a Bahia chegou a um consenso sobre a chapa majoritária para a corrida eleitoral de 2022: Otto Alencar (PSD) será apresentado como candidato a governador e Rui Costa (PT) tentará uma vaga no Senado.

A decisão inclui a retirada da candidatura posta de Jaques Wagner (PT) ao governo, com o senador assumindo a coordenação de campanha a presidente de Luiz Inácio Lula da Silva. O anúncio não será formalizado ao longo dos próximos dias – ou até que aconteçam as conversas com lideranças nacionais e locais dos partidos aliados.

A operação para a mudança de posições da composição envolveu o processo de convencimento de Otto para abandonar a campanha de reeleição ao Senado, após Rui decidir ser candidato ao posto e pressionar Wagner contra a parede. O ex-governador, ainda que não tivesse como prioridade voltar ao cargo, havia embarcado no projeto para garantir a manutenção da aliança política. Na metade do mandato como senador, Wagner tinha o conforto do apoio das legendas aliadas, endossado pela própria cúpula petista e pelos deputados federais e estaduais. Todavia, Rui “bagunçou” os planos do grupo.

Leia mais »

Tags: