Arquivos Política — Página 164 de 261 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Política — Página 164 de 261 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Terça, 23 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Bruno Reis diz que pode ser nome de ‘consenso’ para sucessão de ACM Neto

13 maio 2019 | 0:10

Sobre uma possível briga interna com Geraldo Jr., democrata afirma ver o presidente da Câmara de Vereadores como “aliado” em 2020. Foto: Divulgação

O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirma que seu nome pode ser um nome de consenso em seu grupo político na disputa pela sucessão do prefeito ACM Neto (DEM) em 2020.

“O que eu sinto, por onde tenho andado, diante de uma relação que a gente construiu na nossa vida pública, com todos os integrantes do nosso partido Democratas e de alguns aliados, é que lá na frente, possivelmente no ano que vem, é que há uma grande possibilidade de que nosso nome seja um consenso no grupo para uma disputa na condição de candidato a prefeito de toda a base”, declarou ele em entrevista publicada nesta segunda-feira (13) pela Tribuna da Bahia.

Ao jornal, Reis, disse, porém, que há outros políticos na base governista aptos a concorrer ao Palácio Thomé de Souza. Ele evita citar nomes. Sobre uma possível rivalidade com o presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (SD), afirma vê-lo como aliado, e não como ameaça no futuro pleito. Em sua avaliação, a briga para quem será o vice na sua chapa é um sinal de que está no caminho certo.

“Ninguém quer ser vice de quem eventualmente não vai ter chance de vencer as eleições. É óbvio que ninguém está em campanha. Ninguém está focado na eleição. O foco é a gestão. O foco é administrar a cidade, que tem problemas e necessidades urgentes”, avaliou o também secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

Tags:

‘Um caatingueiro de Livramento chegou a um posto tão importante na Bahia’, diz Leal

11 maio 2019 | 7:55

Foto: Divulgação

Prestes a assumir o governo do estado interinamente neste domingo (12), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Nelson Leal (PP), declarou que está se sentindo honrado com a oportunidade. “É uma experiência nova e estou me sentindo extremamente honrado. Quem diria que um caatingueiro de lá de Livramento chegaria a um posto tão importante na Bahia”, falou. 

Leal, natural do municíoio baiano de Livramento de Nossa Senhora, ficará no posto de governador até a próxima sexta-feira, 16 de maio, data que marca o possível retorno do governador Rui Costa (PT) e do vice-governador João Leão (PP) de suas agendas internacionais. “Vou procurar estender minha contribuição e desenvolver o mesmo trabalho que estamos fazendo à frente da Assembleia Legislativa da Bahia”, declarou. 

Durante a estadia na governadoria, Leal pode ficar responsável por uma possível reabertura do diálogo do governo do estado com os professores de universidades estaduais em greve

Para Bolsonaro, se decreto de armas for inconstitucional tem que deixar de existir

11 maio 2019 | 0:08

Foto: Divulgação

Após a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, estabelecer um prazo de cinco dias para o governo apresentar mais explicações sobre o decreto que flexibiliza o porte e a posse de armas, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que, “se for inconstitucional, [o decreto] tem que deixar de existir”.

“Teremos um bom embate no tocante a isso [decreto das armas], pode ter certeza. Não estamos fazendo nada mais do que o povo quis em 2005. E estamos dentro do limite da lei. Se for inconstitucional, tem que deixar de existir. Quem vai dar a palavra final é o plenário da Câmara ou a justiça”, falou o presidente após cerimônia de lançamento da pedra fundamental da construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, nesta sexta-feira (10).

Tags:

Governo quer mudar regras de saque e elevar rentabilidade do FGTS

10 maio 2019 | 0:06

Foto: Divulgação

O secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues Junior, disse nesta quinta (9) que o governo Jair Bolsonaro trabalha em revisões das regras do FGTS, entre as medidas para fomentar a retomada da economia.

Alguns dos objetivos são alterar regras para saques de recursos do fundo, hoje restritas a demissões sem justa causa e casos específicos, é ampliar a rentabilidade do fundo, que está abaixo da inflação.

“O FGTS vai sofrer reformatações, incluindo mudanças em sua governança, gestão e rentabilidade”, disse o secretário, em entrevista após participar da abertura do 31º Fórum Nacional, no Rio. Hoje, a rentabilidade é 3% mais TR (taxa referencial, que está zerada).

Leia mais »

Tags:

Nepotismo: Prefeito de Aracatu se compromete a exonerar esposa e mais 26 servidores

8 maio 2019 | 14:12

Foto: Divulgação

Pelo menos 26 funcionários da prefeitura de Aracatu, na região de Vitória da Conquista, devem ser exonerados em 30 dias. A medida, publicada nesta quarta-feira (8), inclui a esposa do prefeito Sérgio Silveira Maia, entre outros. Para reforçar o compromisso, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi feito em um acordo que envolveu o prefeito Sérgio Silveira Maia, o presidente da Câmara de Vereadores, Wilber Pinto Aguiar, e o promotor Millen Castro.

Segundo o Ministério Público, a intenção é cumprir o que prevê a Súmula Vinculante número 13 do Supremo Tribunal. Pela decisão, é vedada a contratação de parentes de gestores públicos até o terceiro grau, o que inclui até sobrinhos e avós. A prática é conhecida como nepotismo. A lista com os servidores a serem exonerados abaixo tem nome, cargo e parentesco.

Leia mais »

Tags:

ACM Neto muda tom e descarta hipótese de fusão entre DEM e PSDB

6 maio 2019 | 17:07

Foto: Divulgação

Se antes dizia que “hoje” não se discutia a fusão entre o DEM e o PSDB, agora o prefeito de Salvador, ACM Neto, descartou qualquer hipótese de união das siglas.

Questionado sobre as chances de uma fusão, ACM Neto foi direto, em entrevista à coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo: “Não há hipótese”.A ideia de fusão tem sido estimulada por aliados do governador de São Paulo, João Doria, que sonha em postular o Palácio do Planalto em 2022. 

Tags:

Coronel quer estender para 6 anos mandatos de prefeito e vereador

6 maio 2019 | 16:20

Em evento estadual do PSD, senador anunciou que recolherá assinaturas para apresentar proposta. Foto: Divulgação

O senador Angelo Coronel (PSD) anunciou nesta segunda-feira (6) que recolhe assinaturas de colegas para apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que possibilite estender por dois anos os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores do país. O objetivo do parlamentar é unificar as eleições para todos os cargos em 2022.

Em discurso no encontro estadual do PSD, Coronel alegou que a medida economizaria recursos públicos. O ex-presidente da Assembleia legislativa avaliou, entretanto, considerar difícil a aprovação da proposta

O parlamentar disse ainda que estará reunido na terça-feira (7) com o ministro da Justiça, Sérgio Moro. “Me convidou para tomar um café. Não sei qual será o assunto. Espero que não seja para me prender”, afirmou.

Tags:

Tia Eron anuncia desligamento de secretaria nacional e critica diretoras em saída

4 maio 2019 | 15:29

Foto: Divulgação

A agora ex-secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Tia Eron, confirmou o desligamento da pasta neste sábado (04). A previsão da saída da baiana foi noticiada nesta sexta-feira (03). Conforme o Estadão, a demissão se devia a queixas da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, sobre a produtividade de Eron.

Em nota, a assessoria da ex-deputada federal contestou os argumentos de improdutividade. Disse que realizou 18 ações com apenas dois meses de posse na secretaria, enquanto outras diretorias, como as comandadas por Lilian Nunes, Morgana Macena, Roberta Monzini e Crislane Pinto, “não ofertaram resultado”. Tia Eron considerou essas mulheres como “núcleo duro da inoperância”.

Eron declarou que o estopim para a demissão ocorreu no dia 30 de abril, quando as citadas se recusaram a assinar o acordo de compromisso da SNPM com a Defensoria Pública da União e a Secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal. Na oportunidade, diz a ex-deputada, ocorria a comemoração do Dia da Mulher Brasileira e as diretoras se negaram até a tirar foto com a ministra Damares.

Ainda em nota, Tia Eron disse que “segue tranquila e agradece muito a Ministra Damares, ao Presidente Jair Bolsonaro, a bancada feminina da Câmara, ao PRB, e aos servidores da Secretaria”. 

Ministra Damares Alves pede a Bolsonaro para deixar o governo

3 maio 2019 | 7:11

Cansada, com problemas de saúde e ameaçada de morte, a estrela mais vistosa entre os evangélicos da gestão já avisou ao presidente que quer sair. Foto: Divulgação

A ministra Damares Alvess é a estrela mais vistosa da constelação de evangélicos do universo político. Há alguns dias, ela se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro para discutir seu futuro. Depois de fazer um balanço das atividades do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares comunicou que vai deixar o cargo. Alega que está cansada e precisa cuidar da saúde, que anda debilitada.

Desde que assumiu o comando da Pasta, há quatro meses, a ministra enfrenta uma rotina estressante — mas com um ingrediente incomum: Damares recebe ameaças de morte. Com isso, ela abandonou sua residência, em Brasília, e passou a morar num hotel, cujo endereço é mantido em segredo.

Por recomendação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), Damares também não costuma antecipar a agenda, circula pela cidade escoltada e um segurança fica postado na entrada de sua sala durante todo o expediente.

Bolsonaro rebate Lula: ‘Pelo menos não é um bando de cachaceiro’ que governa o País

27 abril 2019 | 14:13

Presidente retrucou depois de Lula afirmar em entrevista à Folha que o Brasil é governado por um “bando de maluco”. Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) se defendeu na manhã deste sábado (27), das acusações do ex-presidente Lula, que em entrevista concedida à Folha de S. Paulo e ao El País, pediu uma “autocrítica” à elite brasileira e afirmou que o país era governado por um “bando de maluco“. Pelo menos não é um bando de cachaceiro”, disparou o capitão em ofensa ao petista. “O Lula, primeiro, não deveria falar. Ele falou besteira. Quem era o time dele? Grande [parte] está preso ou sendo processado”, completou.

Bolsonaro disse ainda que a entrevista era um “equívoco” e se referiu ao ex-presidente como “presidiário”. De acordo com o capitão, Lula teria elaborado um plano para “roubar” a liberdade dos brasileiros, mas não detalhou como seria feito:

“Eles tinham um plano de poder onde roubariam a nossa liberdade, tá ok? Eu acho que foi um equívoco, um erro da Justiça ter dado o direito de dar uma entrevista. Presidiário tem cumprir sua pena”, reforçou.

Tags: