MENU

Modalidade é permitida somente nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores. Foto: Divulgação
Encerra-se nesta quinta-feira (23), o prazo para os eleitores solicitarem a autorização para votar fora de seus domicílios eleitorais durante o pleito deste ano. O voto em trânsito pode ser habilitado em qualquer cartório eleitoral e é permitido tanto para o primeiro turno, que será realizado em 7 de outubro, quanto para o segundo, marcado para o dia 28 do mesmo mês. Apenas as capitais e os municípios com mais de 100 mil eleitores podem receber o voto em trânsito. Além disso, quem estiver fora de seu domicílio eleitoral só poderá votar para todos os cargos do pleito deste ano – presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou distrital – se estiver na mesma unidade da Federação de seu domicílio eleitoral. Caso esteja em um município de outro estado, somente será possível votar para presidente.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode anular uma eleição caso identifique que o resultado foi influenciado pela disseminação de fake News. A afirmação foi feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, nesta quarta-feira (22). De acordo com o ministro, o Código Eleitoral brasileiro prevê este cenário. “Com relação à tutela do campo eleitoral em si, nós temos o direito de resposta, que tem muita eficiência, nós temos multas, temos a cassação de diplomas e nós temos uma previsão que está expressa no artigo 222 do Código Eleitoral, no sentido de que se houver a comprovação de que uma candidatura se calcou preponderantemente em fake news, essa candidatura pode ser anulada”, disse.
Acabou a sequência sem derrotas do Bahia no Campeonato Brasileiro. Dentro da Arena Fonte Nova, o Tricolor foi derrotado pelo Internacional por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (22), na Arena Fonte Nova, pela 20ª rodada da competição nacional. O único gol da partida foi marcado por Patrick. O time de Enderson Moreira tinha oito jogos sem perder.
Um erro ortográfico no documento de uma carga fez com que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptasse um caminhão com 3.920 kg de maconha na Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) em São Paulo. Nos posto de fiscalização da PRF foi verificado que a documentação do veículo estava em dia e regular, assim como a do condutor. O caminhão, com placa de Guarapuava (PR), transportava um contêiner frigorífico (reefer) e tinha como destino Vila Velha (ES). Ao avaliar a descrição da carga a PRF percebeu que estava escrito “dorço” de frango congelado, sendo que a grafia correta é “dorso”. Com o erro foi constatada uma falsificação nos documentos referentes à carga, que foi alvo de uma varredura pelos policiais rodoviários federais. O motorista do veículo, de 31 anos, foi preso em flagrante. Ele admitiu que carregou os congelados em Cascavel (PR), e que um amigo havia pedido o transporte da droga em seguida. Ele receberia R$ 21 mil pelo frete.
Um dos acusados de participar de um esquema de fraudes em licitações, o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Correntina, no extremo oeste baiano, Wesley Campos Aguiar (PV), se entregou à Polícia Civil nesta terça-feira (21). Wesley, que também é conhecido como Maradona, estava foragido desde o final de maio. Segundo o G1, ele decidiu se entregar à Polícia devido ao risco de perder o mandato. Pelo regimento da Câmara, ele não poderia faltar a dez sessões ordinárias da Casa. Wesley Aguiar foi um dos presos na operação ‘Último Tango’, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), em 26 de outubro do ano passado. Ele foi preso junto com mais quatro vereadores por fraude em licitações e exigência de propinas ao prefeito. No entanto, 25 dias depois o vereador foi solto. Em novo mandado de prisão pedido pelo Ministério Público do Estado (MP-BA), o edil foi dado como foragido . Nas prisões desta terça foram detidos servidores da Câmara: Hugo Neves dos Santos, que atuava como assistente de controle interno, Erickson Linces dos Santos, motorista, e Cleuzinete de Souza Sales, tesoureira. Os dois últimos foram presos em Goiânia (GO).
A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (22) cassar o mandato de deputado federal de Paulo Maluf (PP-SP). A medida foi tomada após ser adiada por três vezes ao longo de agosto. Maluf estava afastado das funções legislativas desde fevereiro deste ano. A perda de função do parlamentar havia sido determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em dezembro do ano passado. Os ministros do STF argumentaram que o regime fechado era incompatível com o exercício do mandato de deputado federal e, por isso, pediram para que a Mesa da Câmara declarasse a perda da função.
As unidades móveis (Hemóveis) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realizam coletas externas de 21 a 25 de agosto, terça-feira a sábado. Os atendimentos aos voluntários interessados em realizar doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea acontecem em Salvador e nos municípios de Feira de Santana, Itaberaba e Araci. A Hemoba tem como objetivo das campanhas itinerantes se aproximar dos doadores e ampliar a cobertura do serviço de captação de bolsas de sangue. Os Hemóveis já representam em torno de 30% do potencial de coletas na capital baiana e, nas cidades do interior do estado, a presença dos ônibus incrementa o serviço e fortalece os estoques de hemocomponentes. Vela o Roteiro abaixo:
O Dia do Folclore Brasileiro foi definido oficialmente através do Decreto de Lei nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, aprovado pelo Congresso Nacional. A partir de então, conforme definia a lei, o dia 22 de agosto passou a ser celebrado como o Dia do Folclore em todo o país. A data foi escolhida porque em 22 de agosto de 1846, o pesquisador britânico William John Thoms usou esta palavra pela primeira vez num artigo. A preocupação em sistematizar e divulgar o folclore brasileiro ganhou força no começo do século XX no Brasil. Durante a Semana de Arte Moderna, em 1922, várias obras apresentadas tiveram como inspiração o folclore brasileiro. Em 1947 foi criada a Comissão Brasileira de Folclore e, posteriormente, as comissões estaduais. Em 1951 se realiza por primeira vez, no Rio de Janeiro, o1º Congresso Brasileiro de Folclore, evento que acontece a cada dois anos. O Dia do Folclore costuma ser bastante festejado pelas escolas. Algumas das atividades mais comuns que os estudantes podem desempenhar para aprenderem mais sobre a cultura e as tradições típicas de suas regiões.