Arquivos Política — Página 145 de 261 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Política — Página 145 de 261 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quinta, 25 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Manoel Fernandes morador de Ubiraçaba lança sua pré-candidatura a vereador

27 março 2020 | 0:10

Foto: Divulgação

Atendendo a pedidos dos moradores do Distrito de Ubiraçaba, Manoel Messias Fernandes, colocou o seu nome para avaliação popular como pré-candidato a vereador representando os moradores do distrito.

Fernandes irá concorrer uma vaga no Legislativo brumadense ao lado de Dr. Aurino Rocha, pré-candidato a prefeito de Brumado pelo Partido Podemos. O Lançamento da sua pré-candidatura aconteceu em sua residência no distrito de Ubiraçaba no dia 14 deste mês, entre amigos e familiares e simpatizantes do partido.

Presidente da Câmara chama secretária de educação de ‘irresponsável’: ‘ela deveria mostrar ações contra a Covid-19’

25 março 2020 | 10:47

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

A Câmara de Vereadores de Brumado, através do presidente Leonardo Quinteiro Vasconcelos (Sem Partido), lamentou o anúncio da secretária municipal de educação, Ednéia dos Santos Ataíde, acerca da redução de 50% nos salários do executivo por conta da pandemia do covid-19, e a provocação ao poder legislativo.

Segundo informou o presidente ao site Achei Sudoeste, ao longo dos três primeiros anos de mandato da atual legislatura, a Câmara de Vereadores, com o apoio dos 13 parlamentares, devolveu R$ 1,5 milhão ao poder executivo, em economia gerada através de uma postura rígida administrativa.

Vasconcelos classificou a declaração como “irresponsável”. “A quem interessa esse discurso? Num momento crítico em que estamos passando por conta da pandemia do coronavírus, a secretária de educação vem com uma declaração irresponsável, de provocação, de politicagem baixa entre o poder legislativo e executivo”, disse.

Para Leo, o momento é oportuno para que a secretária mostrasse ações eficazes no combate ao Covid-19. “Queria ouvir o posicionamento do prefeito Eduardo Vasconcelos”, cobrou. Leonardo ainda disse que o atual momento é de salvar vidas e evitar a proliferação do vírus.

“A prefeitura de Brumado deveria criar um comitê de crise para tratar da pandemia, convocar o poder legislativo e sociedade civil em geral para informar melhor a população”, sugeriu.

Tags:

‘Pronunciamento do presidente foi equivocado’, diz Rodrigo Maia

25 março 2020 | 8:27


Na contramão do que está ocorrendo no mundo, Bolsonaro descredibilizou governadores e prefeitos e pediu o fim do isolamento social no combate ao coronavírus. Foto: Divulgação

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que, na noite de terça-feira (24), em pronunciamento oficial para rádios e TVs, criticou a imprensa e atacou governadores e prefeitos que estão atuando para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil.

“Desde o início desta crise venho pedindo sensatez, equilíbrio e união. O pronunciamento do presidente foi equivocado ao atacar a imprensa, os governadores e especialistas em saúde pública.

O momento exige que o governo federal reconheça o esforço de todos – governadores, prefeitos e profissionais de saúde – e adote medidas objetivas de apoio emergencial para conter o vírus e aos empresários e empregados prejudicados pelo isolamento social”, disse Maia, em seu perfil no Twitter.

Além de voltar a chamar a pandemia de “gripezinha”, Bolsonaro disse que a doença é de risco apenas para pessoas acima de 60 anos. Ele também pediu que a população saía do confinamento em suas casas e que escolas e estabelecimentos comerciais sejam reabertos para minimizar os impactos na economia.

“Cabe aos brasileiros seguir as normas determinadas pela OMS [Organização Mundial de Saúde] e pelo Ministério da Saúde em respeito aos idosos e a todos que estão em grupo de risco. O Congresso está atento e votará medidas importantes para conter a pandemia e ajudar os empresários e trabalhadores. Precisamos de paz para vencer este desafio”, declarou.

Fala de Bolsonaro causa perplexidade à cúpula do Congresso, diz colunista

24 março 2020 | 22:00

Foto: Divulgação

Integrantes da cúpula do Congresso reagiram com perplexidade ao pronunciamento do presidente Bolsonaro, na noite desta terça-feira (24).

Líderes parlamentares destacam que o presidente fez um elogio ao ministro da Saúde para, em seguida, “desautorizar e minimizar” orientações da pasta comandada por Luiz Mandetta – como o isolamento em casa para combater o coronavírus, segundo a colunista Andréia Sadi.

Na avaliação de um dos principais parlamentares do Congresso, Bolsonaro deveria ter dado “previsibilidade para a população, dizendo que em 15 dias a situação poderá ser reavaliada”.

Tags:

Major Olímpio propõe adiar eleições para unificar pleitos em 2022

20 março 2020 | 19:25


Segundo a proposta, os mandatos atuais seriam prorrogados até 2022, sem possibilidade de reeleição para os prefeitos em segundo mandato. Foto: Lúcio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados

O senador Major Olímpio (PSL-SP) informou nesta sexta-feira (20) que enviou um ofício ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) propondo o adiamento das eleições deste ano e a unificação dos pleitos municipal e estadual em 2022. O parlamentar deve apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição com o mesmo teor.

O principal motivo, segundo Olímpio, é para evitar o gasto com eleições nesse momento de pandemia do novo coronavírus.

“Faltam menos de 200 dias para as eleições municipais e, com essa crise de saúde pública, que nós esperamos que serene o mais rápido possível, a administração pública tem que se planejar. Não acredito que nós tenhamos tempo para campanhas eleitorais”, observou o senador.

Leia mais »

Pré-candidato à prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes sugere a prefeitura que sejam distribuídas cestas básicas a estudantes da rede

20 março 2020 | 15:30

Foto: Divulgação

A decisão tomada pela Prefeitura Municipal de Brumado em relação ao cuidado com os estudantes, mantendo-os  em isolamento social, interrompendo as aulas por 30 dias, foi considerada “acertada”, segundo o pelo pré- candidatos à prefeito do município, Fabrício Abrantes.

“No entanto, o cuidado deve se estender também a alimentação enquanto ficam em suas residências. Por isso indicamos que sejam distribuídas cestas básicas para suprir a necessidade alimentar durante o período de recesso forçado”, disse o pré-candidato.

Deputado anuncia que levará Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética da Câmara

19 março 2020 | 17:09


Filho do presidente Jair Bolsonaro fez críticas à China nesta quarta-feira (18) e criou um princípio de crise diplomática. Foto: Divulgação

O deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ) anunciou que buscará o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o colega Eduardo Bolsonaro (PSL).

O filho do presidente Jair Bolsonaro fez críticas à China nesta quarta-feira (18) e criou um princípio de crise diplomática como país, que respondeu ao seu comentário sobre o coronavírus através do embaixador da China no Brasil. Nas redes sociais, Calero pediu para Eduardo Bolsonaro não se meter em assuntos entre nações.

“Eduardo, você não é diplomata! Ia ser embaixador só porque seu papai ia te arrumar uma embaixada, numa manobra nepotista. Falta um diploma para você do Instituto Rio Branco. Deixe a diplomacia ser gerida sem ideologia. Não é para você meu caro!”, disse o parlamentar, que é diplomata.

Tags:

Câmara aprova decreto de calamidade pública por conta do coronavírus

19 março 2020 | 7:35

Projeto vai ao Senado e precisa de pelo menos 41 votos para aprovação. Foto: Divulgação

Por Heloisa Cristaldo e Luciano Nascimento

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira (18), por votação simbólica, o pedido do governo federal para declaração de estado de calamidade pública no país. O projeto será encaminhado para votação no Senado e precisa de pelo menos 41 votos para ser aprovado.

A declaração de estado de calamidade pública é uma medida inédita em nível federal. Na mensagem, o governo pede a que seja dispensado de atingir a meta fiscal, entre outras medidas, para combater a pandemia.

“A crise é muito grande. O mais importante: a decretação de calamidade abre espaço fiscal, abre espaço para o governo aplicar mais recursos para a saúde. A gente sabe que os R$ 5 bilhões eram poucos recursos para área de saúde. Estados e municípios precisam de mais recursos”, afirmou o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

“A decretação de calamidade abre espaço fiscal para que a gente trate do enfrentamento do coronavírus do ponto de vista da saúde pública, da economia, da área social –  em relação aos brasileiros mais vulneráveis”, acrescentou.

Leia mais »

Senador propõe usar recursos do fundo eleitoral contra coronavírus

19 março 2020 | 0:10

Emenda foi protocolada nesta segunda-feira (16) por Major Olimpio (PSL-SP). Parlamentar avalia situação de pandemia como “momento crítico” . Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O senador Major Olimpio (PSL-SP) protocolou nesta segunda-feira (16) uma emenda à Medida Provisória que visa repassar o valor do fundão eleitoral para ações de enfrentamento do novo coronavírus.

A quantia de mais de R$ 2 bilhões do Fundão Eleitoral seria acrescida à Medida Provisória de Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública.

“Com os R$ 5,099 bilhões constantes da Medida Provisória ganhariam um reforço de R$ 2,034 bilhões, alcançando um valor total de mais de R$ 7,1 bilhões que seriam destinados ao combate à nova pandemia”, diz o documento.

“Nós estamos num momento crítico na luta contra o vírus. Devemos passar esse valor do “Fundão da Vergonha” que serve para financiar campanhas, santinhos, cabos eleitorais, para ajudar o povo brasileiro”, argumenta Olimpio.

Alagoinhas: Presidente da Câmara Municipal suspende sessões até 2 de abril

17 março 2020 | 19:01

Presidente do Legislativo local, vereador Roberto Torres (PP), tomou a decisão para conter os riscos de propagação do coronavírus. Foto: Divulgação

Por meio do decreto 002/2020, o presidente da Câmara Municipal de Alagoinhas, Roberto Torres (PP), suspendeu as sessões ordinárias da Casa no período de 19 de março a 2 de abril, com objetivo de reduzir os riscos de contaminação e propagação do coronavírus.

O vereador argumenta que tomou a decisão “considerando a necessidade de conter a propagação de infecção e transmissão local e preservar a saúde de vereadores, assessores, servidores e público externo”.

O presidente Roberto Torres convoca os vereadores para a próxima sessão ordinária dia 7 de abril, no horário regimental.

Tags: