MENU

Disponível na Play Store para os aparelhos Android (versão 6 ou superior), o aplicativo também poderá ser baixado nos aparelhos com sistema IOS a partir do mês de julho. Foto: Divulgação
Os Correios lançaram nesta quarta-feira (06) uma ferramenta importante para agilizar a vida do cliente, o aplicativo de pré-atendimento. Inicialmente, o APP permitirá a pré-postagem de encomenda nacional. Para o próximo semestre, está prevista a inclusão de outras funcionalidades. Disponível na Play Store para os aparelhos Android (versão 6 ou superior), o aplicativo também poderá ser baixado nos aparelhos com sistema IOS a partir do mês de julho. Com o aplicativo Pré-Atendimento dos Correios, o cliente poderá preencher os dados necessários para o envio de sua encomenda, saber preços e prazos, realizar a pré-postagem e até imprimir o rótulo de endereçamento e a declaração de conteúdo. Com o código gerado, o cliente terá até três dias úteis para finalizar a postagem em qualquer agência dos Correios. Para o presidente Carlos Fortner, o lançamento do aplicativo é um exemplo de que a empresa está se modernizando e se adequando às necessidades dos usuários. “Nosso foco, hoje, está em três pontos principais: presença nacional, qualidade dos serviços e sustentabilidade da empresa. Com esse aplicativo, estamos colocando um pedaço das agências dos Correios no bolso de cada cidadão brasileiro e assim, agilizando o atendimento e melhorando a experiência do nosso cliente”, declarou.
A Polícia Federal relatou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que vê indícios de pagamento de R$ 340 mil mensais ao presidente Michel Temer durante o fim da década de 90. Segundo informações da jornalista Andréia Sadi, os valores eram dados por empresas do setor portuário, incluindo a Rodrimar. A informação foi registrada em um documento do dia 15 de março relacionado à Operação Skala, que resultou na prisão de dois amigos de Temer. O Palácio do Planalto divulgou nota em que nega as acusações e afirma que a investigação da Polícia Federal “entrou no terreno da ficção policial”. Temer e a Rodrimar já são investigados em um inquérito que apura se o presidente favoreceu empresas do setor portuário em troca de propina ao editar um decreto em 2017.

O casamento infantil ainda era permitido em caso de gravidez; a matéria será agora analisada pelo Senado. Foto: Divulgação
O plenário da Câmara aprovou na noite de desta terça-feira (05), em votação simbólica, o Projeto de Lei 7119/17, que proíbe o casamento de menores de 16 anos. Atualmente, o Código Civil permite o casamento em caso de gravidez. A matéria será agora analisada pelo Senado. De acordo com a autora do projeto, deputada Laura Carneiro (DEM-RJ), um estudo do Organização Não Governamental Promundo aponta que 877 mil mulheres brasileiras se casaram com até 15 anos de idade e, atualmente, existiriam cerca de 88 mil meninos e meninas com idades entre 10 e 14 anos em uniões consensuais, civis ou religiosas no Brasil. “Cumpre notar que se trata de legislação incompatível com os avanços da ciência e das políticas públicas, que já demonstraram, respectivamente, os prejuízos psicológicos e sociais deste tipo de união, incompatível com o nível de desenvolvimento psicossocial de crianças. Cumpre notar, ainda, que se trata de política discriminatória, uma vez que incide de modos distintos sobre meninos e meninas”, justificou Laura Carneiro. O Código Civil autoriza ainda, no artigo 1517, o casamento de pessoas de 16 ou 17 anos mediante autorização dos pais. A partir dos 18 anos, não há restrições.
O Tesouro Nacional terá de repassar R$ 3,5 bilhões aos Estados, de acordo com a Coluna do Estadão. O dinheiro se refere à parcela do Refis que estava retida, sobretudo, a partir de 2017. A manobra foi descoberta pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), que ameaçou entrar com uma ação judicial contra a União. Ele encaminhou para o presidente Michel Temer (MDB) há cerca de um mês uma notificação extrajudicial apoiada por 17 Estados na qual alertou do problema. Ontem, o Tesouro cedeu e prometeu fazer os pagamentos. Minas receberá cerca de 10% do total. Pelo menos quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) defendem a redução do foro privilegiado para governadores, a exemplo do que já foi feito com deputados federais e senadores no mês passado. “Não sei qual é a dúvida do STJ”, diz Marco Aurélio Mello, para quem o princípio aplicado a parlamentares é o mesmo para governadores. Além dele, Dias Toffoli e o decano Celso de Mello também defendem a tese. O quarto não fala publicamente.
Fãs de rock pesado ou de Igor Kannário já são acostumados a presenciar os ânimos acalorados da plateia durante as apresentações de seus artistas preferidos, por onde passam. O que ninguém imaginava é que o público de Fábio Jr. iniciaria uma briga generalizada justamente quando ele cantava uma de suas canções mais românticas. O incidente, que surpreendeu a todos e chegou a viralizar na internet, ocorreu durante um show no Rio de Janeiro, no último sábado (02), ao som de “Alma Gêmea”. Mesmo assim o cantor ignorou o incidente e continuou cantando a sua música sem interromper o show.
O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) aprovou com recomendações nesta terça-feira (05) as contas do governo do estado de 2017. Apesar do relator do processo, Pedro Henrique Lino, votar pela reprovação, outros quatro conselheiros optaram pela aprovação com recomendações (Marcos Presídio, Inaldo Araújo, João Bonfim e Antônio Honorato de Castro) e houve ainda um voto pela aprovação com ressalvas (Carolina Costa). O presidente do TCE-BA, Gildásio Penedo Filho não votou. O parecer de Lino foi repleto de críticas à administração do governador Rui Costa. Para o relator, o processo de planejamento da gestão estadual é completamente falho. “Essa corte tem o dever legal de alertar para os riscos que uma má gestão pode gerar”, declarou durante a leitura do parecer.

Mulher foi atingida no tórax e morreu no local. Homem tentou se esconder, mas foi apedrejado e espancado até a morte. Os dois não tinham relacionamento, diz polícia. Foto: Reprodução
Uma mulher foi morta a facadas após uma discussão em um bar, na cidade de Irecê, que fica a 478 km de Salvador. O suspeito de ter cometido o crime foi linchado por populares na porta de casa, minutos depois do fato. De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu no final da noite de domingo (03). Sheila Mota da Silva, que não teve idade revelada, estava com amigos em um bar, quando começou a discutir com Reginaldo Nascimento do Carmo, de 37 anos. Conforme a polícia, os dois não tinham um relacionamento. Testemunhas contaram à polícia que, durante a briga, Sheila teria dado um tapa em Reginaldo, que saiu do bar e voltou com uma faca. Ele atingiu a vítima na região do tórax várias vezes e foi para casa. Sheila morreu no local. Conforme a polícia, ainda não há informações do que pode ter iniciado a discussão. A polícia disse também que os dois não estavam juntos no bar. Reginaldo foi seguido por populares e, ao chegar na residência em que morava, foi retirado de dentro do imóvel. Ele foi apedrejado e espancado até a morte. Os dois corpos foram levados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê e encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML). A polícia não divulgou informações sobre o enterro dos dois. Até a manhã desta terça-feira (5), ninguém havia sido preso pelo linchamento de Reginaldo.
O aposentado João Baptista Lima Filho é apontado como intermediário de propina para o presidente Michel Temer. De acordo com a Folha de São Paulo, a Polícia Federal encontrou planilhas e extratos bancários que apontam cerca de R$ 20,6 milhões nas contas de empresas dele. Mais R$ 3,04 milhões estão em uma conta pessoal de Lima. O dinheiro está, de acordo com os documentos, em contas correntes e investimentos em nome do coronel (pessoa física), da PDA Projeto e Direção Arquitetônica LTDA e da PDA Administração e Participação LTDA. A Polícia Federal investiga qual é a origem do dinheiro identificado e se o valor pode ter sido arrecadado por meio de serviços lícitos.
O Ministério Público do Estado (MP-BA) recomendou à prefeitura de Cruz das Almas, no Recôncavo, o afastamento imediato do secretário de educação da cidade. Além do afastamento se pede a devolução do valor pago a Mário Araújo dos Santos no período em que acumulou as funções de secretário e de professor do Cetep Recôncavo, logo após assumir a pasta da educação no começo de 2017. Mário Araújo dos Santos é funcionário concursado do colégio estadual. Uma denúncia levou o caso ao MP que através do promotor Adriano Marques cobrou o afastamento do secretário pelo prefeito Orlando Peixoto Pereira Filho.